Como Vender Produtos e Serviços na Internet em 2020


Você trabalha com a venda de produtos ou de serviços e precisa alavancar os seus resultados?

Se você tem um produto ou é especialista em oferecer um serviço, você pode usar a internet para conseguir alcançar as pessoas certas e assim aumentar as suas vendas, e tudo isso gastando bem pouco ou até mesmo nada.

Cada vez mais as pessoas estão investindo em vendas online e no empreendedorismo digital. Isso porque empreender digitalmente, geralmente, é mais simples e mais barato. É possível aprender como vender qualquer coisa (física ou digital) para qualquer pessoa.

Mas para alcançar o sucesso na internet, é preciso saber como vender da maneira certa. Muitas pessoas ainda têm muitas dificuldades para usar a internet como ferramenta de trabalho, por isso, para te ajudar a ter um negócio de sucesso, nesse artigo você encontrará um guia de como vender serviços e produtos pela internet.

1. Faça Um Plano De Negócio

Você pode ter uma ideia de negócio incrível, mas se você não executá-la de forma certa, essa super ideia de negócio irá se tornar um fracasso.

Grande partes dos negócios se tornam um fracasso por causa da falta de planejamento adequado. O primeiro passo para um fazer um bom planejamento é a realização de um Plano de Negócios.

No seu Plano de Negócios devem conter os seguintes itens:

  • Missão da empresa;
  • Ideias centrais do seu negócio (descrição do projeto a ser desenvolvido);
  • Metas;
  • Estratégia de marketing (indique as ações que devem ser feitas para divulgar o seu serviço ou produto; indique se irá utiliza sites de busca, propaganda, etc);
  • Análise de mercado (descreva as oportunidades do mercado para a sua empresa e o perfil dos consumidores que você deseja alcançar);
  • Análise da concorrência (indique quem são seus concorrentes e quais são suas características. Procure saber se na sua cidade já tem alguém vendendo ou oferecendo os mesmos produtos que você. Avalie a forma como este concorrente se comunica, os seus preço, avalie as suas redes sociais, etc);
  • Estratégia de preços (defina sua política de preços, descontos, métodos de pagamento, etc);
  • Estratégia de vendas (como será feita a recepção do cliente e o processamento de pedidos);
  • Estratégia de logística (como será feita a entrega dos produtos ou serviços);
  • Estratégia de pós-venda (como será feito esse atendimento).

2. Tenha Uma Apresentação Eficiente

Defina Sua Marca

Investir na construção da sua marca é essencial. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica, principalmente no ambiente online. Evite imagens pequenas, escuras e de baixa resolução nas suas redes sociais e em sites. Tenha uma identidade visual. Ela é a primeira comunicação com o seu público e por isso você deve investir nela.

Tenha Um Site

Tudo o que estiver disponível no seu site deve funcionar da melhor forma possível. É importante que o seu site seja Mobile Friendly (isso significa que ele tem um design específico para dispositivos móveis), funcional e com boa navegabilidade.

Deixe o site limpo, de fácil entendimento, confira se todos os links e imagens estão funcionando.
A experiência que o usuário tem durante a navegação do seu site, contribui muita para a compra e para fidelização do cliente.

3. Construa Credibilidade

Depois de ter definir a sua marca e identidade visual, é muito importante passar credibilidade ao seu público. Para construir credibilidade para o seu negócio é preciso tomar as seguintes ações:
  • Desenvolva um bom portfólio;
  • Seja específico e enfático sobre o serviço que você está oferecendo;
  • Coloque cases de sucesso, depoimentos e testemunhos de clientes atendidos e que ficaram muito satisfeitos com o seu serviço ou produto;
  • Destaque as garantias oferecidas (e só você não dá nenhuma garantia ao seu cliente, trate de criar garantias imediatamente);
  • Seja acessível (esteja conectado ao cliente de diversas formas e seja humano. Mostre que você esta presente não apenas para vender, mas para ajudar também. Responda todas as mensagens de forma rápida e amigável).

4. Defina o Seu Público-Alvo

Você pode alcançar milhões de pessoas com a internet, por isso, antes de começar a usar a internet como ferramenta para alavancar as suas vendas, você precisará definir o seu público-alvo, quais serão os tipos de pessoas que tem interesse em seus produtos e serviços.

Para definir o seu público-alvo, responda às seguintes questões:

  • Qual é o seu mercado de atuação?
  • Qual é o seu nicho?
  • Qual é o seu produto?
  • Que tipo de problema o seu produto ou serviço resolve?
  • Quem quer adquirir o seu produto ou serviço?
  • De onde o seu cliente é?
  • Qual é a idade do seu cliente?
  • Qual é a profissão do seu cliente?
  • Monte uma persona.

5. Tenha Uma Comunicação Transmídia

Ter uma comunicação transmídia significa que você usará as diferentes mídias para transmitir diferentes conteúdos sobre o seu produto ou serviço.

Você deve estar presente nas redes sociais, em um blog, criar eBooks, email marketing e ter um canal mais direto como WhastsApp ou um e-mail específico para atender aos seus prospects e clientes. Invista em redes sociais, artigos em blog e em materiais ricos com conteúdo de qualidade.

É importante facilitar o acesso do seu público ao seu negócio e em diferentes meios. Tudo isso auxiliará a criar autoridade, aumentar a credibilidade e vender serviços e produtos na internet.

6. Invista em Marketing Digital

Invista em marketing digital para que o seu negócio cresça na internet.

Se você não pode ou não quer contratar uma agência especialista em marketing digital, para fazer esse trabalho por você, a solução é estudar sobre marketing digital. Atualmente, existem muitos cursos onlines e gratuitos sobre marketing digital. Inclusive, temos um post sobre cursos online e gratuitos, acesse aqui.

7. Faça Anúncios na Internet

Existem muitas maneiras de fazer anúncios na internet, além de ser prático também é mais barato.

Com anúncios na internet, você garante uma comunicação:

  • Mais segmentada;
  • Mais barata;
  • Mensurável.

8. Capture Contatos

Use as redes sociais e o seu site para conseguir emails e números dos seus possíveis clientes. Com o contato dos seus prospects em mãos, envie, frequentemente, materiais que eduque e informe ao seu público.

Mostre para eles quais são os benefícios de quem adquire seus produtos ou serviços, mande mensagem que falem acerca do seu segmento, sobre ofertas e sobre as novidades de produtos e serviços.

9. Faça a Venda

Entenda as Necessidades do Seu Cliente

Depois de todos esses passos e, principalmente, depois de ter estudado o seu público-alvo e a sua concorrência, você saberá exatamente o que o seu cliente deseja. Sempre se disponibilize para sanar dúvidas, ouça tudo o que o seu cliente tem a dizer. Se coloque no lugar do cliente.

Ofereça Soluções

Ofereça ao seu público mais que um produto, ofereça uma solução. Foque a conversa mais no benefício que o seu produto ou serviço pode proporcionar, do que na venda.

Tenha Um Sistema Para Vender

Você já parou para pensar em como você vai fazer a venda e como vai recebê-la?
Aqui na AZN Marketing, usamos e indicamos o sistema de pagamentos do PagSeguro.

O PagSeguro oferece vários caminhos para solicitar pagamentos. Você pode enviar uma solicitação de pagamento diretamente para o e-mail do seu cliente ou fazer a venda diretamente pelo seu próprio site, através dos botões do PagSeguro.

Você também pode oferecer serviços por assinatura, receber doações e ter a sua própria máquina de cartão de crédito. Também existe a possibilidade de montar uma loja virtual pelo UOL Host que já conta com as facilidades de pagamento do PagSeguro.

10. Tenha Um Pós Venda

Para continuar aumentado as suas vendas é de extrema importância que você continue conquistando as pessoas que já compraram os seus produtos e serviços.

Quem já foi ou é cliente da sua empresa poderá comprar mais vezes ou poderá indicar os seu serviços para os conhecidos mais próximos que tenham as mesmas necessidades.

Para trabalhar o seu pós-venda:

  • Peça feedbacks, avaliações e depoimentos aos seus clientes;
  • Envie periodicamente para os seus clientes conteúdos, dicas, tutoriais, produtos ou serviços relacionados aos que ele já adquiriu de você.

11. Analise as Métricas

Analise os seus números para saber como está se saindo os seus esforços.

Métricas que você deve acompanhar:

  • Taxa de conversão de emails (quantos emails foram necessários para realizar uma venda);
  • Taxa de conversão do site (quantos visitantes foram necessários para ser feita uma venda no site);
  • Números de seguidores e curtidas nas redes sociais;
  • Taxa de interação nas redes sociais.


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